Carta de Serviços

Bem vindo(a) à Carta de Serviços da Assembleia Legislativa da Bahia. Aqui você encontra todos os serviços disponibilizados ao cidadão de maneira fácil e rápida.

Denúncia, Elogio, Sugestão e Reclamação

Órgão responsável:
Núcleo de Atendimento ao Cidadão - NAC

Público-alvo:
Cidadão Servidor

Assunto:
Ouvidoria

Atendimento:
Presencial Online

Descrição do serviço

É um órgão que promove a comunicação direta entre a Sociedade e a Assembleia Legislativa. Fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre as atividades da Assembleia Legislativa e a sociedade. Canal direto com o cidadão em conformidade com a Lei 12.527/2011 , a Lei 13.460/2017 e a Lei 14.129/2021.

A Ouvidoria Parlamentar da ALBA foi criada pela Resolução 1.773/2005, é um órgão vinculado a Mesa Diretora, dirigida por um Ouvidor Geral, nomeado pelo Presidente da Assembleia. As eleições para a Ouvidoria ocorrem a cada dois anos, sempre no início da sessão legislativa. É competente para receber as denúncias, reclamações, solicitações de providências, sugestões e elogios sobre qualquer serviço prestado pela Casa, governo de qualquer esfera ou poder.

Caberá a Ouvidoria Parlamentar:

- Receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações ou as representações de pessoas físicas ou jurídicas sobre: funcionamento ineficiente dos serviços legislativo e administrativo da Assembleia; Violação ou qualquer forma de discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos; Ilegalidades ou abuso de poder e atos praticados por membros do Poder Legislativo Estadual.

- Propor à Mesa medidas necessárias à regularidade dos trabalhos administrativos e legislativos, bem como ao aperfeiçoamento da organização da Assembleia Legislativa.

- Solicitar à Mesa Diretora que encaminhe aos outros Poderes do Estado, ao Tribunal de Contas do Estado, à Polícia Federal, ao Ministério Público ou a outro órgão competente as denúncias recebidas que necessitem de esclarecimentos ou sobre as quais devam se manifestar.

- Responder aos cidadãos e as entidades quanto às providências adotadas pela Assembleia Legislativa sobre as reclamações ou representações encaminhadas.

Quem pode solicitar este serviço

Cidadão ou servidor.

Quem pode utilizar este serviço

Cidadão ou servidor.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

Qualquer cidadão pode utilizar o serviço da Ouvidoria Parlamentar, bastando apenas preencher o formulário da sistema para realização da denúncia, elogio, reclamação ou sugestão.

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Não existe exigência de documentação. Há uma opção de inclusão de anexos comprobatórios das informações apresentadas.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Basta acessar ao sistema E-OUV com link Portal institucional ALBA - página da Ouvidoria - no endereço: https://atendimento.al.ba.gov.br/e-ouv.

Oferecemos também outros canais oficiais de atendimento:

Presencial: No Núcleo de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria. Na Assembleia Legislativa. Prédio Palácio Dep. Luis Eduardo Magalhães, 2º Andar.

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira de 08:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30 e Sexta-Feira de 08:30 às 12:00

Contatos: Capital e Região Metropolitana (71)3115-0909 e Demais Localidades 0800-071-6656

E-mail: ouvidoria@alba.ba.gov.br

Correspondência: Palácio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1ª Avenida, 130, CAB,CEP: 41.745-001, Salvador - Bahia.

Whatsapp da Ouvidoria: (71) 99600-9686

Instagram da Ouvidoria: nac_ouvidoria

Etapas de realização deste serviço

Etapa 1: Registro da denúncia, elogio, reclamação ou sugestão no sistema E-OUV pelo endereço: https://atendimento.al.ba.gov.br/e-ouv ou os outros canais oficiais de atendimento;

Etapa 2: A Ouvidoria Parlamentar, através do Núcleo de Atendimento ao Cidadão, vai analisar a demanda registrada e dar o encaminhamento necessário ao setor competente;

Etapa 3: Após recebimento da informação, o solicitante será informado pelo próprio sistema ou qualquer outro canal disponibilizado na abertura da solicitação.

Valor(es) e forma(s) de pagamento deste serviço

Serviço gratuito.

Como consultar andamento deste serviço

 O acompanhamento da solicitação pode ser realizado pelo sistema E-OUV, telefone, e-mail, whatsapp, instagram ou presencialmente.

Pesquisa de Satisfação do Serviço

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Atenção, este espaço apenas para descrever sobre o serviço, pois, não será respondido.


Atualizado em: 01/03/2024

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